quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cada um no seu quadrado.

Ultimamente eu tenho me deparado muito com escolhas, com decisões que eu preciso tomar pra mim. E não aquelas escolhas esdruxúlas, do tipo "como risoto ou macarrão hoje?", mas escolhas sérias que interferem em toda uma estrutura de vida, em uma trajetória e em um futuro. São decisões que só eu posso tomar e cujas consequências preciso aguentar e administrar completamente sozinha, porque vejam, quem escolheu fui eu. Escolher é uma negócio muito esquisito, chega a ser até uma maldade. Significa multiplicidade de opções e tomada de decisão em cima de uma delas, precisa ser algo muito cuidadosamente feito - e nós somos seres natural e eternamente indecisos. Escolher se aplica a tudo e isso é injusto, porque fere a nossa necessidade de uma opção que englobe o conceito do "tudo ao mesmo tempo agora". Mas o fato é que são essas benditas que acabam determinando o que somos e o que seremos.

Pois é. Eu escolho, tu escolhes, ele escolhe. Todo mundo escolhe. E eu tenho uma mania muito errada de interferir diretamente na escolha alheia, de meter meu bedelho e tentar fazer a pessoa permear um caminho diferente daquele que EU estou vendo que não é o indicado. E depois eu sofro por ela ter tomado o caminho diferente e ver que, veja só, não deu certo. Mas não deu certo PRA QUEM? É errado PRA QUEM? Pra mim, cujos referenciais de vida, oriundos das MINHAS escolhas anteriores, são diametralmente opostos? QUEM SOU EU pra fazer isso? Quem sou eu sequer pra achar algo certo ou errado em relação a vida de outra pessoa?

E a vida está me ensinando que, no fim, cada um é responsável por aquilo que escolhe mesmo - e que o problema atual é reflexo direto ou indireto de alguma escolha errada do passado. E mais do que interpretar isso como uma questão simplista, é necessário que eu interiorize que PRECISA ser assim. E que eu não posso me lamentar alheiamente pelas consequências, uma vez que a opção foi dada e o caminho foi ESCOLHIDO e foi seguido.

Post de bêbado, talvez. É que meus cachorros não me deixam mais dormir AT ALL, então acordo pra escrever. Mas ele reflete um dos zilhões de aprendizados adquiridos ao longo desse período lima-limão da minha vida.

Bom dia.

4 comentários:

Juliana Correia disse...

Eu me sinto EXATAMENTE assim. Precisamos conversar né? =*

Lays disse...

sim, post de bêbado.

Simone Brasil disse...

Lays: Mórula incentivadora since 4ever.

Edmundo marcos disse...

Post bêbado ou não. Parabéns xu, foi um post muito maduro.



Beijos


Saudades =)