segunda-feira, 25 de maio de 2009

O retrato do envelhecimento...



...além da palavra "retrato", é isso aí em cima. Ponto. Não sei se eu estou ficando velha, se as coisas estão ficando modernas demais ou se simplesmente não dou bola pra isso, mas o fato é que eu não me conformo com esses controles remotos dessas televisões tipo essa aí. Eles são a representação de que eu estou ultrapassada, porque não sei pra que servem 70% desses botões. Não vejo funcionalidade aí em nada além do volume, power, mute e mudança de canais. Outro dia eu quis ver Se Liga Bocão e tive que apertar 350 botões, até descobrir coisas chamadas AV1, AV2 AVI e constatar que na Sky não passa a programação local da Rede Record.

Acho que isso tem dois lados. Essa sala aí tem, sei lá, uns 5 controles remotos. Se fosse há uns anos atrás, provavelmente eu mexeria em todos os botões de todos eles sem pensar, só pra ver no que ia dar e aprender a funcionalidade de cada um deles. Podia arrebentar todo o sistema double stereo surround sound mega master que meu pai montou com horas de esforço e dedicação, mas não importava. O ímpeto de descobrir era mais importante. Hoje eu repenso. Vejo se vale a pena apertar os botões todos, penso nas consequências de amalucar as configurações existentes entre todos os 10 mil aparelhos que tem ligados nessa televisão, penso que talvez seja difícil conserta-los... e opto por me contentar apenas com o que me satisfaz e me faz feliz - meus botões básicos.

Essa capacidade de ponderação e racionalização, apesar de ser universalmente um sinal de amadurecimento, me assusta. Tenho só 22 anos, estou na fase de arriscar, de ser curiosa, de aprender com erros, de cair e levantar, de empreender... e JÁ estar com medo de bulir errado em botões pra não dar merda é algo que eu acho preocupante...Ou será que é preocupante o fato de eu tirar tanta conclusão freudiana por causa de um controle remoto?

Pensemos.

3 comentários:

CL disse...

Não sei bem se é preocupante, afinal, essas ponderações são coisa de psicologos xD.

Mãs, é estranho. Sem duvida xD.

Quer um conselho? Compre uma TV com controle mais simples, e seja feliz =D.

O.t. Manary disse...

Passando por aqui e pude ler tua preocupacao com estes controles remotos...

Sabia, que eh proprio do ser humana "resistir" a tudo que eh moderno?

Veja, muitos dos inventores foram enforcados, quando criaram suas novidades. Hoje do mesmo jeito: Tentamos resistir a essas inovacoes, e na verdade, acho que vc tem em sua mao um "COntrole Universal" que tem em si todas a funcoes pra se programar: TV, DVD, VCR, e outros aparelhos domesticos.

NAO, voce nao esta ficando velha. Apenas tire um pouco de tempo e leia o manual. Eh bom, aprende-se mais.....

Gostei de teu blog e de tua maneira de dissertar.....

Um grande abraco,

Gustavo disse...

Eu odeio a palavra racionalizar em todos os sentidos, não gosto de Freud.

E véi é só um controle, sabe a configuração ou a desconfiguração da mesma não vai lhe causar uma morte imediata ou sei lá o que.
Qual a graça do mundo se nao descobrirmos nada porque racionalizaremos que nao vale a pena ser descoberto, orque os danos colaterais são maiores que a vontade de conhecer.